segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O PLACARD QUE VEIO DO FRIO!


Hoje, passando ali pelos lados de Belém, talvez ainda insuficientemente acordada, entrou-me pelos olhos dentro um enorme placard publicitário do PS, em tons de verde, reclamando CONFIANÇA, sobre o pano de fundo Ano Novo, Vida Nova.
Como, no momento, não tinha nada em que pensar, dei comigo a especular sobre a opção pelo verde, em substituição do tradicional rosa. Bem, uma hipótese seria a pretensão de capturarem os adeptos do Sporting, mas não me pareceu plausível, pois deixaria de fora os doutros grandes clubes, como é o caso do Benfica, do Porto e do Belenenses (este não?, pronto, não sabia!), mas também, a bem dizer, o vermelho e o azul são cores já tomadas por outros partidos, respectivamente, o PCP e o CDS-PP, se é que este é, verdadeiramente, um partido, e não apenas a máquina-que-suporta-o-Portas (ou seja, o Suportas!). Excluída a dita hipótese, lembrei-me que o verde simboliza a esperança, devendo ser essa a razão da escolha. Uma escolha tão original, de resto, como a do slogan de base, Ano Novo, vida Nova, expressão nunca antes proferida, sobretudo, nos últimos e nos primeiros dias de cada ano, por milhões de pessoas. A não ser que a originalidade resida na falta de novidade - pensei -, caso em que, subliminarmente, o dito cartaz significaria, apenas, não se iludam que isto vem aí mais do mesmo. Assim, sim, pensei, eis um cartaz inteligente e honesto!
Anteriormente, ouvira, na TSF ou na Antena 1, já não me lembro, que o Dr. António Costa e o Dr. Passos Coelho estavam de acordo em não sei quê - necessidade de encontrar soluções governativas de consenso, seria? -, e não tive dúvidas sobre a genialidade subliminar do placard socialista.
Ah!, quanto à outra componente, CONFIANÇA, pareceu-me oferecer as latas possibilidades de interpretação de qualquer manual aberto que se preze. Mas, como me tinha constado que a Câmara Municipal de Lisboa, a do dito Costa, tinha desactivado a ajuda às Pessoas Sem-Abrigo, porque já estavam mais de 2 ou 3 graus centígrados (e, também, porque o Natal já foi, pensei eu!), interpretei deste modo: o PS, em sendo Governo, vai adoptar de imediato, uma política meteorológica inovadora, segundo a qual, acima dos 2 ou 3 graus centígrados, passará a ser considerada época de praia, com a consequente abertura das zonas concessionadas. Como ia a conduzir com o ar condicionado ligado, apesar dos tórridos 5 ou 6 grau centígrados que se faziam sentir, perguntei ao meu casaco comprido, esparramado no lugar do morto, meio desconjuntado, que é como o costumo atirar para lá, se se sentia necessário ou desnecessário. Ele, com um ar simultaneamente magoado e cínico, respondeu-me, sem altear a voz enrouquecida - olha, vai dormir ao relento hoje à noite e depois volta, entretanto, pendura-me no resguardo do armário. Boa ideia, pensei, roubando-lhe a sugestão, que tal convidar os Drs. António Costa e Passos Coelho para passarem uma noite ao relento, em corpinho bem feito, com as Pessoas Sem-Abrigo (sim, são Pessoas!), e, já agora, aproveitarem para discutir os consensos governativos post 2015, no calor da noite (grande filme, No Calor da Noite, mas isto já é derivação...)?


P.S.: Voltei ao sítio, para fotografar o, por assim dizer, corpo de delito, ou seja o placard, mas, dada a escuridão reinante e a distância, não se consegue perceber o verde da cor, nem a substância da mensagem. Pesquisei no Google e, inclusivamente, na página do Facebook do PS (por que outra razão passaria por lá?!), mas não o encontrei. Bem, fica a foto possível, com a CONFIANÇA (em que tudo continuará na mesma...) a sobressair!

 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário