quinta-feira, 10 de julho de 2014

A NÃO HISTÓRIA DE VLADIMIR BLUE (V)

 
Já Vladimir Blue ia longe - embora nada de concreto se saiba sobre isso -, quando a Sombra, embalada nestes pensamentos, se encaminhou novamente para a entrada norte do parque, sempre atenta, mas sem lhe retomar o rasto, dirigindo-se, de seguida, ao seu 3º andar alto, onde não resistiu a empunhar o binóculo, para, de imediato, o pousar, já a tarde partia longe, o princípio da escuridão esfumava o céu e talvez fosse melhor ir dormir.
Despiu, então, o seu disfarce de Sombra, comeu qualquer coisa que restava no frigorífico, escovou os dentes e enfiou-se na cama, aconchegando-se na rememoração dos longos momentos que passara com Vladimir Blue, se é que se pode dizer, com, afinal ela estivera, incógnita, junto de e não com ele. Eventualmente.
Nessa noite, a Sombra foi visitada, aliás, invadida, por um sonho estranho. Visualizou Natasha a mover-se, dobrada para a frente, numa batalha desigual contra a força desmedida dum vento áspero e dominador, que lhe espalmava o corpo magro e reduzido e lhe empinava para trás os longos cabelos dourados, remetendo-a à imagem desnorteada dum desenho animado batido pela determinação ou duma desfiguração humana de filme surrealista. Tudo se passava num imenso campo de relva negra, em que os passos dela se fincavam quase num traço contínuo, sem mal levantar os pés, num arrastamento de resistência e força, que pareciam tudo menos naturais, em figura tão frágil quanto a sua, a pele branca do rosto fustigada pelo chicote do vento, expondo-se em traços vermelhos, os olhos alternando entre fecharem-se, numa poupança à fúria rasgadora do vento, e abrirem-se para descortinarem o caminho, um caminho que podia não ser apenas para si ou talvez nem fosse para si, mas para o holograma pardo que se lhe agarrava ao pescoço, apertando-o num grito de dor, de força e de raiva, de raiva, de força e de dor, alternadamente. O caminho que faltava percorrer parecia cada vez maior e os gritos de Natasha cada vez mais intensos.
A Sombra agitava-se violentamente na cama, como se sofresse directamente aquele penoso e desesperado caminhar de Natasha, passando do papel de observadora ao de actriz principal, e, assustada com os gritos dela – ou os seus próprios gritos? Já não dava para discernir, tal o clima de osmose gerado pelo pesadelo -, quase resvalou para o acordar, mas foi interrompida por um outro grito, menos forte mas mais dilacerante e, então, o vento acalmou, Natasha já não era Natasha, mas uma observadora de Natasha, fora do seu corpo caído sobre o campo, onde desenhava uma mancha vermelha escura, agora de olhos fechados e em paz, o cabelo colado ao rosto, e a boca donde saía aquele grito era a boca dum boneco de ventríloquo, manejado pelas mãos gretadas de Vladimir Blue. O boneco era terrivelmente feio e assustador, tinha a pele roxa, uns membros ressequidos, quase só pele e osso, caso fosse humano, e um desvario de pânico no olhar pardo, encoberto por pálpebras descaídas. Dois fios de cabelo dourado, estes bonitos e brilhantes, colavam-se-lhe à cabeça de papier maché, sim, agora parecia ser feito deste material, talvez porque aquele terror pressupusesse uma fragilidade original, talvez. Depois, sombras começaram a circular no cenário escurecido, o grito atingiu um ponto impossível de suportar, a Sombra acordou encharcada em suor e angústia, soergueu-se e apertou o peito, que batia como o latido seco dum cão desaustinado. Levantou o resto de si, saiu da cama e dirigiu-se à casa de banho, para se refrescar, mas o espelho devolveu-lhe uma imagem distinta, não a sua, mas a de Vladimir Blue, tomado dum riso descontrolado e surdo. Esfregou os olhos com força e acordou dum salto. Dirigiu-se rapidamente à casa de banho e o espelho devolveu-lhe o seu rosto, agitado e pintado de absurdas olheiras, as suas. Sim, desta vez tinha mesmo acordado e murmurou, mais valia não ter adormecido. Eram já cinco da manhã e resolveu não voltar para a cama. O estore permanecia corrido, o binóculo, no estojo camel, e ela desceu as escadas do seu 3º andar, dirigindo-se à entrada norte do parque, embora não muito segura da vontade de se encontrar com Vladimir Blue, aquele estranho Vladimir Blue, que, agora, lhe colonizava os sonhos ou assim parecia. Mas tinha-se proposto aquela missão, não era à primeira dificuldade que iria desistir.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário