sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE MR. JOHN


Mr. John, ainda não sendo Mr. John, surgiu no recôndito neuronal da sua criadora,  com o brilho e a determinação duma qualquer estalagmite ou estalactite, irrompendo em gruta povoada por outros espantos e aparatos mil.
 
Verdadeiramente, tudo começou em Mr. Sem-Nome, assim chamado por falta de oportuno baptismo ou registo ou outro título de atribuição de identidade.
 
Mr. Sem-Nome existia no real, era castanho e de focinho e patas amarelas. Foi trazido duma loja, pago com notas de papel e moedas de metal, e, uma vez em casa, tomou lugares variados, ao sabor de volúveis caprichos decorativos, ora na sala, ora no corredor ora no escritório. Pior era quando ia parar portas adentro dum armário, remetido à escuridão, temperada com cheiro a sabonete, quando os desvarios de geometria e despojamento decorativo acometiam a dona.  Quer dizer, as mais das vezes. E por lá acabou por ficar.

Ora, como o que se não vê é como se não exista, gerou-se a tal vontade de inventar o que viria a ser Mr. John, inventar é exagero, não passou de clonagem, abusiva, é certo, pois Mr. Sem-Nome não foi ouvido nem achado.

Também não ofereceu resistência, presos os movimentos e a fala na sua natureza de papier maché. Assim, deixou-se enrolar em fina película transparente e impermeável, deixou-se envolver por demoradas e sucessivas camadas de bocadinhos de papel e cola, deixou-se pintar em cores diferentes (clone, sim, mas com a mania de ser original), deixou-se pincelar de verniz, tudo por partes, com os devidos intervalos de secagem, processo longo, mas nunca sob a ameaça do falhanço ou desistência.

Assim nasceu Mr. John, talvez  destinado a incarnar a alma do boneco de papelão que, há muito tempo, a sua criadora, atacada de maldade ou pura ignorância, sabe-se lá, dissolveu no afogamento dum banho.  

Resta, agora, saber qual o destino de Mr. John. Certamente, as mãos duma criança, acompanhado da devida instrução: banho não!    


Mr. Sem-Nome
(algures, no corredor)



Mr. John
(recém-criado, ainda na maternidade)
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário