segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A NÃO FIGURA DO ANO

 
Já que é tempo de enunciados sucessivos das figuras do ano, porque não destoar um bocadinho e eleger as não-figuras do ano ou as tristes figuras do ano ou qualquer outra coisa que nos passe pela cabeça?
Pela minha parte, fico-me pelas não figuras do ano, aliás, talvez, confundíveis com as tristes figuras do ano, não que muitas das figuras do ano o não sejam, justamente em função de tristes figuras que protagonizaram.
Por outro lado, e para destoar mais um bocadinho, entendo que a categoria não-figura não se esgota nos humanos, embora talvez devesse, pois, reclamando-se de únicos seres pensantes, só a eles deveriam ser assacadas responsabilidades ou méritos. Mas hoje não me apetece ser lógica.
Abreviando:
 
1ª não-figura do ano: TÓ ZÉ SEGURO. Ele existe?
 
2ª não-figura do ano: O CARGO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Ele vagou?
 
3ª não-figura do ano: IRREVOGABILIDADE. É preciso perguntar porquê?
 
4ª e última não-figura do ano: EU, ENQUANTO LORPA. Falo por mim, não quero incluir os outros lorpas como eu (existem, sim!). E explico, os lorpas, esta categoria de lorpas, são aqueles que, não sendo lorpas, se comportam como tal, visto serem destituídos de eficácia de intervenção. Sofrem as agruras dos que os tratam como lorpas - bem sabendo que o não são, pois, caso contrário, seriam mesmo uns grandes lorpas, estes, os verdadeiros lorpas -, mas não têm como se defender. Falam, falam, escrevem, escrevem, mas não chegam a lado nenhum. Caso para dizer, quem atinge esta categoria de lorpização, tarde ou nunca passa à categoria de verdadeiro lorpa e vice-versa. Perdoem-me os lorpas que (secretamente) se sentirem identificados, aliás, riam-se de si próprios, que é o que eu faço, ao menos, sendo a primeira a rir de mim, talvez consiga ser a última.
 
Parece-me que este post está um bocado lorpa ... 
 
NOTA: Os elementos aduzidos para definição de lorpa relevam como contributo para cabal esclarecimento do DICIONÁRIO PARA LORPAS, do qual aqui se publicaram os 2 primeiros números (quiçá, únicos) em 8 e 25 de Outubro deste ano. (quiçá é provocação retrógrada)
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário